CONHECA A DIFERENCA ENTRE Very low CARB E DIETA CETOGENICA

A Reduced Carb e a Dieta Cetogenica sao estilos alimentares bastante populares atualmente. E nao e a toa!

Ambas podem trazer resultados muito positivos para a saude, boa forma e qualidade de vida.

Neste artigo eu vou te explicar o que e cada uma dessas dietas e tambem as principais vantagens de cada uma. Continue comigo!

Quais sao as diferencas?

A Reduced Carb e a Cetogenica sao frequentemente confundidas. Isso ocorre porque ambas possuem a mesma premissa: a reducao do consumo de carboidratos.

A Dieta Reduced Carb propoe uma ingestao abaixo de 130g de carboidratos por dia e que menos que 30% da energia deve ser fornecida por carboidratos.

Esse estilo alimentar tambem preza pela escolha de alimentos ricos em carboidratos com baixo indice glicemico. Ou seja, o individuo deve priorizar os alimentos em que a glicose (acucar) e absorvida mais lentamente e, por isso, nao ocorrem picos de glicose ou insulina no organismo.

A Dieta Cetogenica e um tipo mais restritivo, ja que o consumo maximo e entre thirty a 50g, ou cerca de ten% dos ganhos de energia podem ser provenientes de carboidratos.

Nesta dieta, as principais fontes de energia sao as gorduras como os acidos graxos e cetonas. Com a reducao de carboidratos, o corpo entra em um estado metabolico chamado cetose, em que a gordura e responsavel por fornecer a maior parte da energia para o corpo.

Alimentos permitidos na Very low Carb

Se voce deseja aderir a esse estilo alimentar, deve evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, acucar, gorduras artificiais, leguminosas e tuberculos, e priorizar ao maximo os alimentos in natura.

Sao permitidos alimentos como: ovos, carnes (vaca, frango, porco, cordeiro, peixes e frutos do mar), queijos, legumes (brocolis, couve, couve flor, berinjela, pepino, pimentao, aspargo), frutas (tomate, coco, damasco, morango, kiwi, laranja, abacate, limao), oleaginosas (amendoas, nozes, castanhas), gorduras (azeite, oleo de coco, manteiga), bebidas (agua, cafe, cha, leite de coco), ervas, condimentos e especiarias.

Alimentos permitidos na Dieta Cetogenica



Assim como a Small Carb, diferenca low carb e cetogenica essa dieta privilegia alimentos naturais e limita alimentos processados. No entanto, neste caso, prioriza-se alimentos ricos em gorduras boas.

As verduras e legumes estao quase todos liberados, mas alguns devem ser evitados, entre eles batatas, mandioca e a familia das leguminosas: feijao, soja, lentilha, ervilha, entre outras.

As frutas mais consumidas sao o abacate e coco, pois sao fonte de gordura.

Falando em gorduras, inclua manteiga, castanhas, azeite, castanhas e banha de porco no cardapio. Alem destes, carnes, peixes, frango, ovo, queijos, iogurte e acai puro completam a lista dos liberados.

As bebidas que podem ser ingeridas sao agua, cafe e cha sem acucar.

6 beneficios das Dietas Minimal Carb e Cetogenica

1 – Menos fome: Ambas dietas priorizam a ingestao de alimentos que aumentam a sensacao de saciedade, como gorduras boas, vegetais, proteinas e fibras.

2 – Adeus gordura localizada: o processo de emagrecimento e acelerado, isto porque, ha eliminacao da gordura – proveniente dos hidratos de carbono – em vez da perda de musculo.

3 – Controle da pressao arterial: o baixo consumo de carboidratos auxilia no controle da pressao sanguinea, ja que ha diminuicao da ingestao de glicose no organismo.

four – Reducao nos niveis de trigliceridos: sao moleculas compostas por acucares que existem no organismo. Ao diminuir a ingestao de acucares e cetogenica e low carb carboidratos, ocorre uma reducao bastante relevante nos niveis de trigliceridos, prevenindo o surgimento de inumeros problemas de saude.

5 – Reducao de insulina e glicemia: a Very low Carb e Cetogenica sao bastante indicadas para quem sofre de diabetes ou de disturbios metabolicos, pois a diminuicao do consumo de carboidratos contribui para o controle dos picos de insulina no sangue.

6 – Reducao do colesterol: o maior consumo de gorduras boas potencializa o aumento dos indices de colesterol “bom” (HDL), que tem um efeito de protecao para o coracao, e para a diminuicao dos niveis de colesterol “ruim” (LDL).

Conte com um especialista:

Se voce tem interesse se iniciar uma dessas dietas e muito importante procurar orientacao de um profissional especializado.

Ele ira avalia-lo e podera indicar o estilo alimentar mais adequado para o seu caso e que va de encontro com as suas necessidades.

Agende uma consulta agora mesmo e informe-se!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *